Que a culinária italiana é uma das mais ricas, diversificadas e saborosas do mundo, todo mundo sabe. Quem não conhece a famosa pizza, o vinho e as massas tradicionais da cozinha italiana? Mas, você conhece a história dessa tradição gastronômica tão amada?

Palco de diversos eventos importantes, como o início do Império Romano e o advento do Renascimento, a Itália possui um passado riquíssimo, assim como sua culinária. O segredo está nas técnicas sofisticadas e na originalidade. Foi durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, principalmente nas cidades de Veneza e Florença, que a culinária se refinou. A partir de então, massas, risotos e antepastos encantaram o paladar de todo o mundo.

Outra curiosidade são os nomes dos modos de preparo que usamos hoje, eles possuem influência direta com o nome das suas cidades de origem. Por exemplo, “à bolognesa”, “à napolitana”, “à milanesa” foram criados nas cidades de Bolonha, Nápoles e Milão, respectivamente.

O macarrão, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu na Itália e sim na China. Os italianos deram apenas fama e sabor à massa – e com maestria, não é? Assim como os vinhos, reconhecidos pela sua qualidade desde a época do Império Romano.

Além das massas muito conhecidas, os italianos também contribuíram com receitas de pizzas, sorvetes e do delicioso cappucino.

Com a proposta de se tornar um pedacinho da Itália no Brasil, a Banca Gourmet tem desejo e a certeza de trazer produtos de máxima qualidade, a princípio de origem italiana, mas não limitados à esta origem, com negociações já em andamento com produtores na França, Espanha, Portugal, e também em alguns outros países. Tudo isso direto para um consumidor final exigente e que sabe valorizar um produto de qualidade!